Petroquímicos fazem paralisação e convocam categoria para audiência pública em Araucária hoje (26)

Como parte das mobilizações nacionais dos petroleiros, os petroquímicos da Ansa/Fafen-PR, em Araucária, fizeram parada de 2 horas. O objetivo da ação foi conversar com a categoria, expor a conjuntura, falar sobre os riscos de hibernação, empregabilidade e condições de segurança na fábrica. Também realizaram panfletasso para convocar os trabalhadores para audiência pública na cidade, hoje (26), às 18h, na Câmara Municipal de Vereadores.

Desde o início da semana os trabalhadores da Petrobrás estão mobilizados. Em algumas unidades há greve e ações sociais, como doação de sangue e arrecadação de alimentos. Os atos vão até 29 de novembro e, mesmo após liminar do Tribunal Superior do Trabalho (TST) exigindo encerramento da mobilização, a categoria não se intimida e cumpre o cronograma.

Para o Sindiquímica-PR, é fundamental a mobilização nacional da categoria e trabalhar para levar à sociedade informações sobre os impactos da privatização da Petrobrás. “Os riscos do desemprego em massa, precarização do trabalho e aumento nos preços dos combustíveis são reais. A sociedade precisa saber o que está acontecendo”, explica o diretor do sindicato, Santiago da Silva Santos.

Audiência pública

Como parte das ações da categoria no Paraná, nesta noite acontece, em Araucária, audiência pública para discutir os impactos da privatização da Petrobrás no maior polo industrial do estado. A saída da empresa da região pode representar 76% a menos na arrecadação, soma que representa a atuação da Repar e da Araucária Nitrogenados S.A (Ansa/Fafen-PR).

A audiência é uma iniciativa do Fórum de Defesa da Petrobrás e o Sindiquímica-PR irá fazer parte da mesa de debates ao lado de outras lideranças. “O Paraná precisa estar atento e a população precisa se engajar junto com os trabalhadores. São empregos em jogo. Não só dos trabalhadores ligados à Petrobrás, mas a economia regional, terceirizados e servidores públicos”, completa Santiago.

Hoje, Araucária é um dos motores de desenvolvimento do sul do Brasil. Seu polo industrial movimenta cerca de R$ 29 bilhões. Somente a Petrobrás, em 2017, repassou R$ 2,4 bilhões, que representa mais de 8% do ICMS para o estado.

Audiência Pública em Araucária

Data: 26 de novembro de 2019

Hora: 18h

Local: Auditório da Câmara de Vereadores de Araucária (R. Irmã Elizabeth Werka, 55 – Fazenda Velha).