Sindiquímica-PR participa de seminário com lançamento de livro sobre o golpe de 2016

Em 30 de novembro e 1º de dezembro foi realizado o seminário Resistência, no salão nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que reuniu diversos palestrantes para debater a atual conjuntura do país e as estratégias para resistir aos ataques à democracia brasileira.

O Sindiquímica-PR esteve presente na abertura do evento, que faz parte das comemorações de 35 anos do escritório de advocacia ligado ao Instituto Defesa da Classe Trabalhadora (Declatra) e que representa o sindicato.

No primeiro dia de seminário houve o lançamento do livro A Enciclopédia do Golpe, que teve como um dos patrocinadores o Sindiquímica-PR e reúne 22 artigos assinados por personalidades de diversas áreas, como o historiador Luiz Alberto Moniz Bandeira, o sociólogo Jessé Souza, o jornalista Luís Nassif, o ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão, a desembargadora Magda Biavaschi e o economista Luiz Gonzaga Belluzzo.

De acordo com o diretor da entidade Sérgio Luiz Monteiro, a obra é fundamental para mostrar quem foram os atores do golpe de 2016 e o papel de cada um no afastamento da então presidente Dilma Rousseff. “A derrubada da democracia que aconteceu no ano passado teve consequências significativas para toda a população. Entender como se deu esse processo é essencial para traçarmos estratégias de enfrentamento a esse cenário de retrocessos que temos hoje”, destacou.