Lançamento do INEEP tem palestra sobre geopolítica, estratégia e petróleo

Na quinta-feira (1º), a Federação Única dos Petroleiros (FUP) lançou o Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra (INEEP).

O evento de lançamento foi realizado no auditório do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro (BancáRio) e também teve transmissão ao vivo on-line pelo Facebook.

Estiveram presentes especialistas e trabalhadores do setor, além de economistas, acadêmicos e líderes do movimento sindical da categoria.

O diretor do Sindiquímica-PR Sérgio Luiz Monteiro esteve lá representando o sindicato.

O público pôde presenciar uma palestra no evento: Geopolítica, estratégia e petróleo: uma nova agenda de pesquisa. O objetivo era instigar debates e novas ideias para o setor de óleo e gás, assim como o propósito principal do INEEP, que carrega o nome do senador que criou o projeto de lei que anistiou as multas dos petroleiros durante a greve de 1995. Também ele, José Eduardo Dutra, foi o responsável pela retomada da Petrobrás como empresa do Estado.

A aprovação para a criação do INEEP foi unânime e aconteceu durante o XVII Congresso Nacional da FUP, realizado em Salvador (BA), em agosto do ano passado.

Para o coordenador da FUP, José Maria Rangel, o Instituto irá promover o debate necessário na sociedade para conscientização e fortalecimento no desenvolvimento do país. “Dessa forma, a Petrobrás pode voltar a ser a grande indutora do crescimento do Brasil”, explicou.

Fonte: Sindiquímica-PR