Bases da FUP estão concluindo assembleias, com ampla aprovação da greve

O indicativo da FUP de greve nacional por tempo indeterminado está sendo aprovado por mais de 90% dos trabalhadores nas assembleias, que começaram dia 30 de abril e prosseguem até domingo (13). É a resposta dos petroleiros à gestão Pedro Parente, que está promovendo o maior desmonte da história da Petrobrás.

A greve já foi aprovada no Rio Grande do Sul, no Espírito Santo, em Pernambuco/Paraíba e na Fafen-PR, base do Sindiquímica-PR. No Amazonas, a última assembleia acontece hoje (10), à noite, em Coari.

Nesta sexta-feira (11), a consulta aos trabalhadores será encerrada em Duque de Caxias, Bahia, Minas Gerais, Paraná/Santa Catarina e no Rio Grande do Norte. Em todas estas bases, os resultados parciais já confirmam ampla aprovação da greve.

O mesmo acontece nos outros três sindicatos da FUP, cujas assembleias se estendem até o final de semana: São Paulo, Norte Fluminense e Ceará/Piauí. Confira as parciais no final da matéria.

Estancar o desmonte feito por Parente

Desde que foi colocado pelos golpistas no comando da Petrobrás, Pedro Parente já entregou à concorrência mais de 30 ativos estratégicos da empresa, como campos do pré-sal, sondas de produção, redes de gasodutos do Sudeste e do Nordeste, distribuidoras de gás, petroquímicas, termoelétricas e usinas de biocombustíveis.

Soma-se a isso a venda da Araucária Nitrogenados (Fafen-PR) e da Unidade de Fertilizantes-III (Fafen-MS), que estão sendo adquiridas pela multinacional russa ACRON, e a privatização de quatro refinarias (Refap, Repar, Rlam e Abreu e Lima), seis terminais aquaviários, seis terminais terrestres e 46 dutos, que foram colocados à venda no dia 27 de abril.

Além desses ativos estratégicos, ele também abriu para o mercado a privatização de 71 campos de produção terrestre, 33 campos de águas rasas e outros três de águas profundas; o setor de biocombustíveis (PBio) e a Transportadora Associada de Gás (TAG). Todo esse desmonte do Sistema Petrobrás foi feito em menos de dois anos.

Diante de tantos ataques, a resposta da categoria petroleira não poderia ser outra se não a aprovação e construção de uma grande greve nacional, cuja data será definida pela FUP. As assembleias também estão aprovando um manifesto público em defesa da soberania, pela democracia e contra a prisão política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cuja íntegra pode ser acessada aqui.

QUADRO DAS ASSEMBLEIAS

[Útima atualização 10/05 às 18h35]

• Sindipetro Rio Grande do Sul – assembleias encerradas e greve aprovada por 98,3% dos trabalhadores
  • Sindiquímica Paraná – assembleias encerradas e greve aprovada por unanimidade na Fafen-PR