Assembleia aprova contas do Sindiquímica-PR e define representante para congressos da CUT

Na última sexta-feira (28), a categoria foi convocada para três assembleias extraordinárias convocadas pelo Sindiquímica-PR.

As reuniões deliberativas aconteceram em dois horários – a setorial, pela manhã, e a geral, pela tarde – e apresentaram a prestação de contas do sindicato e da Associação Beneficente e Cultural dos Petroquímicos do Paraná (ABCPQ-PR).

A categoria aprovou, por unanimidade, o balanço das duas entidades em 2018, bem como a previsão orçamentária para o ano fiscal de 2019.

“A atual conjuntura e as seguidas tentativas de acabar com os sindicatos, tanto por parte do Governo Temer como pelo Governo Bolsonaro, criaram novas dificuldades para o movimento sindical. As assembleias de prestação de contas são fundamentais para mostrar à categoria que nos mantivemos fortes mesmo com os esforços contínuos de vários grupos políticos para enfraquecer a resistência dos trabalhadores”, explica o diretor do Sindiquímica-PR Santiago da Silva Santos.

Categoria escolheu representante para congressos da CUT

Nas assembleias, os petroquímicos também escolheram seu representante para o 13º Congresso Nacional da CUT (CONCUT) e para o 14º Congresso Estadual da CUT (CECUT). O escolhido para participar dos eventos foi o conselheiro fiscal da entidade Gerson Luiz Castellano, que é também dirigente da Federação única dos Petroleiros (FUP).

Os congressos são espaços fundamentais para a construção da luta coletiva e do enfrentamento às políticas neoliberais que ameaçam direitos da classe trabalhadora e o futuro do patrimônio nacional.

Neste ano, o 13º CONCUT terá o tema Lula Livre – Sindicatos fortes, direitos, soberania e democracia. O evento irá acontecer de 7 a 10 de outubro, em Praia Grande, no litoral de São Paulo.

Já o 14º CECUT será realizado entre 23 e 25 de outubro, no município de Praia de Leste.